Temas como TPM, climatério (popularmente chamado de menopausa), cânceres como o de mama e o de colo de útero estão constantemente em pauta no universo feminino. Pudera, pois desequilíbrios físicos e emocionais causados pelos sintomas destas fases ocasionam desconfortos generalizados, deixando a mulher numa condição muito aquém de suas possibilidades de produzir, relacionar-se e sentir-se feliz.

Nada substitui as consultas periódicas ao ginecologista e, muito menos, os exames anuais, tais como papanicolau, mamografia e ultrassonografia. Entretanto, o estilo de vida de cada mulher, seus hábitos alimentares e físicos e também a qualidade de seus relacionamentos, incluindo emoções, sentimentos e alegria de viver influenciam imperativamente em sua saúde. 

Qualidade de vida e saúde tem uma relação muito mais direta do que a maioria das pessoas imagina. A dieta balanceada ao longo do mês, por exemplo, influencia no bem-estar geral da mulher, inclusive na fase mais crítica dias que antecedem a menstruação. Nesta fase, as mulheres também apresentam deficiência de alguns nutrientes. A simples reposição desses componentes na alimentação já pode ser suficiente para fazer desaparecer todos os sintomas da TPM.

Evitar alimentos que contenham cafeína ou estimulantes, comidas muito condimentadas e salgadas, além do excesso de doce são algumas medidas benéficas. Aumentar a ingestão de leite e derivados, verduras e frutas, magnésio, vitamina B e E também ajuda muito. Acima de tudo, lance mão dos benefícios oferecidos pela prática de exercícios físicos regulares e evite o baixo astral. Saia de casa divirta-se e, quando você menos esperar, a TPM terá ido embora.

(www.minhavida.com.br – publicado em 09/02/07)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Abrir
1
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?